29.11.12

sobre o trabalho docente

Fala-se muito que a Escola de hoje é chata para os alunos dessa geração conectada. Essa tal geração x, y ou z, ou não sei mais qual. Não vejo ninguém falando de como a Escola de hoje é chata para os professores, também. Eu também sou dessa geração conectada. Tudo bem que minha infância teve menos bytes (eu jogava Atari e não XBox)...mas eu acesso a internet todos os dias (acredito que de uma manei
ra mais competente e proveitosa que a maioria dos meus alunos), uso internet do meu celular, faço mais de uma tarefa ao mesmo tempo. E não é só por eu ainda não ter chegado aos 30. Conheço pessoas (muitas!), na faixa dos 30, 40, 50, 60, que também vivem assim. Imagina o que é para um professor conectado, que estudou e estuda, se prepara, se atualiza, ir pra uma sala de aula quadrada, com uma lousa, livro, caderno, fazer chamada e preencher a caderneta à mão! Ter, depois de tudo isso, de passar as notas à mão, sem poder errar, rasurar etc... Imagina um professor, cheio de ideias, de informações que leu num site, num fórum de discussão, num jornal internacional, num vídeo do youtube, chegar na sala e se deparar com uma turma que não conhece nem a cidade vizinha! Não que a culpa seja do aluno somente, nem do professor somente...mas parece que é, principalmente, do sistema medieval-jesuítico de ensino que temos.

Sem comentários: