13.7.08

Versos à maneira moderna



I. História

Quatro anos tomados em grandes goles
na minha adolescência
Saio da História para entrar
na História
Agora

II. Estrela vermelha

No peito
bate-pulsa-bate-pulsa-bate
Incerteza pra daqui a três anos
Medo, dó, medo, dó, medo
Pancadas
Cortes
na cara
estrela vermelha-estrela quente

III. Iakov

O que morreu
incompreendido filho do ditador
incompreendido
Os homens soviéticos foram homens como nós
Só isso: homens
A agonia de Iakov me comove

IV. Começo a me soltar ( a língua)

Agora o que me basta é a língua
me falo, me falo
Três palavras me bastam:
amor
vida
e uma terceira que me falta
Tudo é metafísica:
vida, amor...
tudo do mesmo lugar
O eterno retorno eterno retorno eterno

Os velhos doutores mentirosos
permanecem mentindo
como nós e os bons homens soviéticos
Falo isso de fora do tempo certo
Sou errado neste tempo errado
Sorte minha!
Sorte nossa!

Sem comentários: