15.10.12

Dia do Professor

Hoje a Camila chegou em casa cheia de presentes. Vários alunos dela lembraram do dia do Professor e a presentearam. Achei muito legal. Presentear desta forma é uma demonstração de carinho, de respeito à função de professor. Li várias postagens com frases e protestos em defesa dos professores nas redes sociais. Pesquisando, encontrei um site que conta um pouco da história da data. Segundo a página que encontrei, o dia do Professor tem origem em um decreto de D. Pedro I, de 1827, decretando que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil criasse sua "Escola de Primeiras Letras". Instituíam-se as primeiras escolas primárias do Brasil. E aí, muita coisa começa a fazer sentido...
De 1827 para cá são 185 anos. SÓ 185 ANOS! Exatamente: só. Estamos no início do nosso terceiro século de vida civil nacional. É de lá, início do século XIX, para cá, início do século XXI, que começamos a experimentar o que é ser um país. Nossa democracia ainda engatinha. Talvez aí se expliquem os mensalões, os Sarneys, os Collors, que tomam conta da nossa vida política. Talez aí se explique a falta de espírito comunitário, a falta de consciência do que é viver em coletivo. Ao longo desses cerca de 200 anos, tivemos uma imensa maioria que viveu na indigência, sem direitos, sem participação, sem voz. Para essa população, os 200 anos de vida nacional talvez sejam 50, 30, 20, 10...ou talvez ainda não tenham nem começado.
Isso explica muito dos nossos problemas, dentro e fora da escola? Acho que sim. Mas não acho que sirva de desculpa. Precisamos mesmo cutucar nossas feridas.

Sem comentários: